sexta-feira, dezembro 01, 2006

Dos pequenos desastres do meu cotidiano
ou "Porque chamar Joana de ogro, definitivamente"

Esse título não corresponderia absolutamente à realidade se não fosse feita uma breve introdução revelando a grave freqüência com que ocorrem, como direi, pequenos eventos desastrosos no meu dia-a-dia. Costumo dizer que objetos específicos como copos de cerveja cheios, óculos, bolsas e seus conteúdos, bandejas, pastas alheias e crianças de colo (brincadeira) sofrem em minhas mãos uma estranha repulsão, uma força talvez magnética, algo ainda indecifrado pela física e astrofísica humanas.
Mas minha esfera "desastral" se estende por outros universos, como vocês verão.

Provoquei um acidente!
(veja que título incrível, quase uma manchete jornalística! Um furo de reportagem. Eis-me aqui treinando a minha futura profissão)

Lá estava eu, guapísima, caminhando à toa pelo centro de Belo Horizonte - onde estarei até segunda, para os que não sabem. Andei assim por várias horas, sentindo o gelado vento mineiro bater no meu rosto e em meus cabelos - por vezes atentava também o meu vestido, mas eu ando esperta e aqui não tem tempo pra Marylin. Procurei museus e bares famosos, fui entrando em ruas (descobrindo às vezes que estava dando voltas, fazendo jus ao título do post), escalei os vales e cumes de concreto da estranha mas engenhosa (e bela!) topografia belorizontina. Dei por mim na esquina da rua Curitiba com uma outra (como saber qual, apenas um das dezenas de cruzamentos idênticos que eu vi) QUANDO DE REPENTE...

Tcham tcham tcham tcham.

Surge não sei de onde um motoqueiro cretino com ar de espertinho, um abutre completamente tarado que reduz a velocidade para me olhar em cada detalhe e, não satisfeito, faz aquela cara de sertanejo sedento (ou europeu no saara, como preferir) enquanto passa por mim. Ante ao meu desprezo, o infeliz começa a buzinar freneticamente (nesta altura ele já havia dobrado a movimentada esquina) e, ainda a me olhar, não repara no carro parado à frente. Pá. Hihihihi.

Pensei logo em Lígia, minha irmã gêmea que é um poço de bondade e que, linda, deve passar diversas vezes no dia por situações equivalentes. A esta altura ela, docemente, pensaria: "tomara que esse *** morra, com o ***(pííí!!!!) cheio de ***".

O pobre moço aparentemente não se machucou. Levantou logo depois e saiu bastante envergonhado, imagino, diante de um aglomerado de curiosos que riam.
A moça que estava ao meu lado falou: "hum menina, provocou acidente, hein?". Ouvi mais alguns comentários assim.

Agora veja só, eu posso com isso?
Abro afinal a discussão sobre o meu julgamento. Quem acredita que a gente é responsável por aquilo que cativa levanta o dedo. O autor com nome de orixá - Exú qualquer coisa - deve estar se debatendo na cova, neste momento...

15 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado irmã, juro que passei por uma situação parecida há poucos dias, só não teve o "Pá!"
Coisas de gêmeas...

Anônimo disse...

Belo texto, guapa! O que me remete (vixe!) aos vaticínios de pai sobre os talentos da filha, nas letras e nas cenas, como na desastrosa (e às vezes) "acidentosa" (como no caso em questão), maneira de ser. Mas não há de ser nada e o babaca se levantará para olhar filhas alheias. Quanto à questão, menos de culpa, muito mais da sensação que consegues despertar nas pobres almas que, inadvertidas, vagueiam de motos por aí....

Anônimo disse...

eu so sou resposavel pelo meu, e so cuido do dos outros se for afetar o meu(tanto para o bem qnto para o mal)!
n sou responsavel por ser extremamente cativante, alem de lindo, inteligente, simpatico e compacto! =P

Anônimo disse...

Tá vendo, Jô, como voce é formidável? Com uma simples caminhada, já desmascarou um idiota! Pode ter certeza que Belzonti inteira já tá sabendo do fato. Notícia assim espalha rapidinho que é uma beleza. Tô até com dó desse cara, esse não sai de casa por um bom tempo. Ah, problema dele, quem mandou ser tonto? No mais, deixa falar, cuidado ao caminhar por áreas rurais ou por quartéis do exército, porque lá eles não vão de moto, é trator e tanque de guerra.

Anônimo disse...

lígia:

incrível, incrível, como pode, hein? as conexões que ligam irmãs gêmeas no mundo inteiro são mais viscerais do que se imagina. existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia, guapísima!

chico:

não posso com o conformismo masculino! como assim ele se levantará para olhar filhas alheias? eu tenho pra mim que esta foi uma lição mais do que suficiente. mais do que isso, só mesmo quando o pobre diabo vir a própria filhinha passar por uma dessas..!

miguel:

em parte, concordo! pra mim a teoria da "conquista dolosa" foi verdade por anos, mesmo porque eu nunca tinha vivido ou pensado a respeito. "O que é cativar? é criar laços", dizia a raposa ao principezinho. lembro que uma professora de filosofia reabriu esta questão colocando uma dúvida em minha cabeça: "vejam só se a gente pode ser responsável, e se acaso um maluco resolve se encantar por nós?!"

mauro:

o povo aqui gosta de conversar demais mesmo, sô! trem bão... me lembrou de um conto muito bom que li na viagem pra cá: trata-se de um sujeito que, ao esperar um trem que partiria vazio, depara-se com uma encantadora criatura e segue-a até a cabine onde ela se instalaria pra viajar. extasiado e confuso diante do belo enigma que, sem motivo, sorria para ele, "o porco do morin" (nome do conto) parte para um agressivo ataque: dá-lhe um beijo sem dizer uma palavra! a questão se torna pública, pois a moça, assustada, gritou por socorro e o infeliz foi detido. um conhecido resolve tomar partido e vai ajudar o pobre diabo, que passa dias sem sair de casa, doente que estava de vergonha!

Anônimo disse...

Essas gêmeas... ai, meus sais. ninguém segura, não.

Eu tentei imaginar um sertanejo sedento numa moto, te olhando e você toda envergonhada. Agora imagine, BH cheio de mulher gata, o cara olhar logo pra baiana... ê laiá, essas Rizério-Pinto param o transito...

Anônimo disse...

Esses motoboys nao respeitam nada mesmo... jah pensou q se em vez do motoboy tivesse sido o motorista do onibus escolar?? tragedia... bjs

Anônimo disse...

Há poucas situações tão prazerosas para uma mulher do que vê esses tarados, sedentos ou europeus no Saara se fu***. EU acho né? Quem sabe se elas não gostam...hein Jô?

Anônimo disse...

Ah, não consigo culpar o motoboy pelo ocorrido. Eu, aqui do alto do corporativismo masculino, sou completamente solidário à esse pobre rapaz. Atire a primeira pedra o homem que nunca cometeu uma infração ou descuido no trânsito por desviar a atenção para um rabo de saia responsa. É assim que acontece aqui, em BH ou em qualquer canto do mundo. Ainda mais quando se trata de uma bela Fiona, né Jojo?!

Um cheiro.

Anônimo disse...

Uma vez quando eu era pequena alguém me disse que se a gente pensar muito numa coisa, ela acontece. E que por isso deveríamos tomar cuidado quando desejamos mal a outra pessoa. Fiquei tão impressionada que até hoje quando fico com muita, muita raiva de alguém tenho medo do que posso pensar...vai que a pessoa morre?

Anônimo disse...

Tudo isso...meu bem...é TALENTO!!!
para ser bonita (leia-se GOSTOSA)...
para não se adequar aos fatores socias...para o desdém...para as tolices e desquilibrios... é a imperfeição (por isso vc é tão atrativa, minha querida!!)
Já viu algum comum, acomodado, equilibrado e 'normal' fazer história??!!!...
Aposto em vc...Jojo...

Anônimo disse...

porra jojo!!! cara de sertanejo??!!! muito engraçado...!!!! uuhhUUU!!! muito engraçado mesmo... consigo visualizar o brodinho!!!!! heuheuehuehuehueh

Anônimo disse...

o que é de raça esquipa... tanto em provocação de acidentes quanto em verve literária, saravá! evoé, neta de Teté! belo tino, neta de Dino!
bem, isso se passou na minha terra natal, Belzonte. mas não serei bairrista... está absolvida! anotou a placa da moto? faz um crazamento com o 24, de viado bem otário, e pan no bicho!
Divida comigo...

beijos do primo.

Anônimo disse...

Joana, voce me dá licença de voltar rapidnho? É que os comentários da Ana e do Marinho chamaram-me a atenção e, para tranquilizar a Juju, deixa lembrar todo mundo que esse cara não corre risco, porque, antes de tudo, o sertanejo é um forte!

Anônimo disse...

decente...uahuahuahauha....so podia ser com vc mesmo....ôgra!!!!..linda...fica na paz...beijão