sexta-feira, junho 08, 2007

Pesadelo chique


Quando ouço “Monalisa”, canção de Jay Livingston e Ray Evans eternizada por Nat King Cole, lembro de minha irmã gêmea. A música fala de uma moça que é tão misteriosa quanto a do sorriso famoso. Sei que minha irmã não entende – as musas nunca entendem bem –, mas mesmo assim, de vez em quando eu canto para ela essa canção com meu inglês ruim e trocando “lisa” por Lígia – “Mona Lígia, Mona Lígia, man have named you…”.
Dias atrás, coloquei um disco de Nat para ouvir no banho, e quando tocou Monalisa, eu fiquei prestando bem atenção à letra. Nessa mesma noite eu li “O Pesadelo”, uma das sete conferências dadas por Jorge Luis Borges e transcritas em seguida para o imperdível livro “As Sete Noites”.
Não se trata de histórias de terror em si, mas de algumas acepções do tema. Em certa altura, Borges descreve o realismo que se configura nos pesadelos e o fato de que um pesadelo pode ser assustador mostrando qualquer imagem. Então, ele exemplifica com dois recorrentes pesadelos seus: no primeiro aparecem máscaras e espelhos; no segundo, um labirinto. Ambos podem parecer menos assustadores se comparados, na vigília, com uma imagem mais representativa do medo, como a do inferno. Mas se compararmos a idéia que fazemos do inferno, acordados, com a sensação real do horror que sentimos durante um pesadelo, o inferno não passa de uma simples câmara de tortura.
Tal mistura de impressões não poderia terminar de outra maneira: ainda nesta noite, eu tive um pesadelo com Nat King Cole!


Contado, meu pesadelo não terá efeito, mas naquela hora pareceu tenebroso.
Não sei onde eu estava, acho que chovia. Havia um policial que me acompanhava na investigação de um assassinato. O clímax do meu terror era eu dar com a morta ensangüentada. Eu era uma peça importante porque conseguia decifrar as entrelinhas do que dizia a letra de uma canção - Monalisa, que no sonho era de autoria de Nat King Cole -, a principal pista do crime. Descubro no fim que ele assassinara a musa inspiradora, uma mulher por quem era apaixonado.
Lembro de ler a letra no sonho e, pensando comigo, matar a charada: “Só um homem tão apaixonado seria capaz de matar a mulher!”. É uma loucura, mas no meu sonho pareceu perfeitamente verossímil...
Quem manda ler textos sobre pesadelo antes de dormir?!

Porque um cavalo? - Na verdade é uma égua. Ainda em "O Pesadelo", Borges expõe sua maravilhosa pesquisa sobre a etimologia de pesadelo em diversos idiomas. Em vários, a exemplo do latino incubus e do grego efialtes, as palavras são nomes de demônios que inspiram o pesadelo. Em espanhol, é parecida com português, pesadilla. Porém é a língua inglesa que possui o vocábulo mais sábio e mais misterioso, nightmare, que Borges, apoiado nos versos de Shakespeare, acredita descender de night mare: égua da noite. Nos versos de Shakespeare: "I met the night mare", "encontrei a égua da noite", ou ainda: "the nightmare and her nine foals", "o pesadelo e seus nove potros", em que ele vê o pesadelo como sinônimo de égua.

E porque se fosse cavalo, eu botava o desenho em azul.

20 comentários:

Camila Lemos disse...

Arriégua!!!rs

Anônimo disse...

coincidencia... também tive uma pesadilla, incubus ou nightmare hoje.

Anônimo disse...

A-D-O-R-EI!!!

jojo!!! faltou voce no intercom.......... todo mundo mandou beijo. bjo!rs

Anônimo disse...

Você escreve tão bem que, mesmo quando me conta algo tão angustiante, coloca um sorriso nos meus lábios.

E que bom é saber que você gosta do Nat King Cole.

joanarizerio@gmail.com disse...

era para aparecer Nat King Cole em cima e a foto de um cavalo mais embaixo... parou de aparecer pra todo mundo ou só o meu computador que é bobo?

Paulo Bono disse...

cinematográfico.
e sincero obrigado pelos elogios aos textos.
abraço.

1sketchperday disse...

O ROBERTO FREIRE DESCREVE COMO ELE DEU UM DOS VEXAMES DELE EM UM SHOW DA EDITH PIAF, NO LIVRO AME E DE VEXAME...

VI SUAS ESCRITAS NO BLOG DO BISPO E VIM PARAR POR AQUI..
ENFIM...USE BATOM, MAS NAO DEIXE OS MENINOS TAO ATRAPALHADOS E BOBOS ATRAS DE ROSAS EM RESTAURANTES..

COMO VOCE DISSE: Como são divertidos os homens! Seres tão bobos, mas tão adoráveis!

BEIJO PRA VOCE JOANA


VINICIUS DAVOLI
27
LIMEIRA-SP
vinicius_vica@yahoo.com.br

Feliz disse...

vou ter que ler isso. beijo.

Feliz disse...

fui la onde vc indicou, menina má.

joanarizerio@gmail.com disse...

agoooooooora sim.

Anônimo disse...

oi Joana!

andei sumida, mas voltei, com um pouco de pressa agora, comecei a ler, adorei o começo, Monalisa, musas etalz, volto depois com calma.

Mas agora quero só te contar:
Tenho novidades, estou recomeçando o blog, mudei de endereço.
Depois me visite prá ver e atualize meu link por aqui.
bjs
;-)

Por aqui continua tudo ótimo como sempre!

Pax disse...

Massa!
Gostei desse também. Seu texto é legal, cheio de recorrências. Lembra o Borges. Será que você se contaminou pelo texto do coroa? Ele é de fuder, não?
Tou gostando muito de conhecer esse universo dos blogs. E foi um prazer conhecer os seu.

Inté guria,

Shanti

Anônimo disse...

pois eu adorei aqui também. Quem tem gosto para poesia, com certeza tem gosto para fotografia. Saber ver a beleza no Leminski é treinar o olhar, e com treino todo exercício fica bom.

coletora de memórias disse...

hahahahahhaha
muito boba vc!
"E porque se fosse cavalo, eu botava o desenho em azul."
Seu sonho deve ter sido massa, oops, pesadelo! Hehehe! Sabe o que deve ter -lhe inspirado o mistério? Seu pai e suas idéias de roteiros.
Beijos negona

Anônimo disse...

e haja cinema nas veias,
nos sonhos e pesadelos e
nos livros do argentino

Anônimo disse...

oi Jo!

olha tb vi que o blog dela simui, mas não sei de nada ... Talvez o PD saiba. Eu tb vou perguntar a ele.

beijo
;)

Anônimo disse...

Ah... vai lá no blog, tenho uma missão p vc!
;)

Laa Kybele: disse...

Menina.. de pequetita guardava meus diários de sonhos; Os peguei por esses dias, dei uma fuçada pra ver se tinha algo de realmente interessante, e no meio de muita bobagem e os de praxe duma adolecente (vôos libertários, fugas, esconderijos, príncipes maquiavélicos..) haviam cenas de antropofagia com uma certa constância.. vampirismo tb.. que será que isso significa?
Bjoo!!

Anônimo disse...

Eu também ouço.

MM disse...

Mistérios