terça-feira, maio 15, 2007

De novo, no ônibus

Outra ventania de lascar e meu vestido esvoaçava em sintonia com os vácuos de arrancada de buzu, assobios e sopradas. Com apenas uma mão livre, eu tentava conter os panos num gesto que não impediu minha bunda de estampar a avenida manolo days algumas várias vezes. Torci pra ser o do meu ônibus o barulho de motor que dobrava a esquina, e era.
Entrei, sentei e senti um abafamento. As pessoas tinham medo do vento e lacravam as janelas, mas eu tava agitada com a peleja contra o vento e morta de calor. Vagou um lugar à janela e eu fui me sentar nele. Abri-a um pouquinho...
Começou a romaria, pensei, quando vi o primeiro vendedor ambulante subir pela frente (na verdade foi o segundo, tinha um vendedor de picolé que estava trocando um dinheiro com o cobrador na hora que eu passei na borboleta).
Borboleta, às vezes sai um nome lindo desse pra uma coisa chata dessa.
O sujeitinho, um garoto bochechudo e de voz boa, me fez fechar o livro e prestar atenção no que dizia.
Falava eloqüente, com apelos rebuscados, cheio de vivência; parecia um velho no corpo de um moleque, fora do tom como uma voz de menina em um barbudão. Pedia pra gente ajudar ele com algum ($) dizendo: "É da natureza humana a solidariedade".
Quase comprei, mas eram amendoins e eu queria chocolate.
O terceiro vendedor entrou no ônibus na metade do meu caminho.
Vendia drops, balas molengas, balas geladas, confeitos, jujuba e chocolate. Fiz sinal com a sobrancelha e quando ele se emparelhou à minha fila, perguntei:
- Quanto é o chokito?
- Um e trinta.
- Hum... - soltei, pensando em interromper a operação cata-moedinhas.
- Eu faço por um real.
- Tá certo, quero um.
Ora, chokito é um real. Há um tempão! Droga de inflação... Mas depois eu fiquei pensando... que pra mim não custava, que pra ele devia fazer diferença.
E segui pra faculdade, pensando nessas besteiras como pequenos crimes que eu sempre cometo.

13 comentários:

J. disse...

Seu episódio da saia também me aconteceu. Saias godê tem esse problema sério.
Nesse dia minha saia se apaixonou pelo sinal de trânsito. :)

Alessandra Alves disse...

joana, viu lá?

e me diz: onde anda o mauro?! tô preocupada...

joanarizerio@gmail.com disse...

jessika: ah, tem que contar essa historia!

alessandra: nao sei, também ando preocupada! nunca mais um email, nadinha de nada :S

Anônimo disse...

é, isso acontece com as femeas, pra alegria dos machos..

Angelo disse...

Não é besteira...
Um beijo!

J. disse...

minha saia apaixonou-se pelo semáforo porém minha cintura, que era apaixonada pela roupa não deixou que ela fosse de encontro ao seu amado.


resultado: minha bunda ficou exposta para todos os vários machos que estavam esperando para entrar num show de metal...



fui aplaudida de pé, joana... hahaha

joanarizerio@gmail.com disse...

HAHAHAHAHAHA

genial!!!!!

Fugu disse...

Uma bunda solta no meio do dia, e somos involuntariamente generosas. Um chocolate pechinchado - e voltamos à sovinice familiar. No fim das contas, é assim que o mundo gira e a Lufthansa roda ...
beijo você

Anônimo disse...

Jô, tecnologia é uma coisa, né? Mesmo distante continua a entreter minhas tardes...Sublime a nova lenda de tristão..
ah, aguce seu senso critico, leia e dÊ uma opinião para umas cronicas de minha irmã(http://eu-imaginario.blogspot.com/2007/05/s-acaba-quando-termina-parte-i.html). Ela tá produzindo algumas e está necessitando de criticas o seu trabalho. Acho que voce vai gostar. Aproveite e troquem figurinhas.. Beijão minha flor.

MM disse...

que bacana, adorei a escrita

Tudo disse...

oi Joana, eu de novo... tem tempo escrevi, mas sempre venho aqui e olho, e leio ... rs.
Hoje começei a ler e me lembrei da epoca que eu tomava buzu (faculdade) ... hoje é mais legal, tem vendedores prá distrair... rs
Gostei do jeito que vc escreve, prende e cativa.
bj
;-)

Anônimo disse...

Aqui na minha cidade não temos essa "fartura de vendedores em ônibus,não sei se é bom ou ruim agora, para a minha felicidade, vento e saia, tem bastante.

Anônimo disse...

Jojo, gostei do começo! Seu lead da saia estava bem sexy, fiu-fiu! Me fez prender a leitura ateh o final nao eh espertinha? :-D